GMS – Glutamato Monossódico

GMS – Glutamato Monossódico

Este texto pertence a um e-mail escrito por Raymond Roy Nakash que foi divulgado pela internet em Inglês.

Nós achamos por bem traduzi-lo e partilhá-lo, aqui está!

 

As iniciais GMS significam Glutamato Mono-Sódico.

O aditivo da comida “GMS” é um Veneno Lento. O Veneno Lento GMS esconde-se atrás de 25 ou mais nomes, assim como “Sabor Natural”. O GMS está também nas marcas de café Tim Horton e outras semelhantes!

Perguntei-me a mim mesmo se podia haver um químico real que está a causar a epidemia de obesidade massiva, tal como um amigo meu fazia a mesma pergunta, John Erb.

Ele era um investigador assistente na Universidade de Waterloo em Ontário, Canadá, e passou anos a trabalhar para o governo. Fez uma descoberta surpreendente enquanto lia jornais científicos para um livro que estava a escrever “O Envenenamento Lento da América”.

Em centenas de estudos por todo o mundo, cientistas estavam a criar ratos e ratazanas obesos para usar em estudos e testes de dieta ou diabetes. Nenhuma raça de ratos ou ratazanas é naturalmente obesa, então os cientistas têm de os criar. Eles fazem-nos criaturas morbidamente obesas injectando-lhes GMS quando são recém-nascidos. O GMS triplica a quantidade de insulina que o pâncreas cria. Fazendo com que os ratos (e humanos?) se tornem obesos. Eles até têm um título para os roedores gordos que criam: “Ratos tratados com GMS”

Eu também fiquei chocado. Entrei na minha cozinha, revistei as prateleiras e o frigorífico. O GMS estava em todo lado!

A sopa Campbell, os Doritos de Hostess, as batatas fritas com sabor Lays, os Hambúrgueres Betty Crocker, os molhos enlatados Heinz, as refeições congeladas preparadas Swanson, molhos das saladas Kraft, especialmente as “saudáveis e baixas em calorias”.

Os artigos que não tinham GMS na etiqueta do produto tinham algo chamado “Proteína Vegetal Hidrolisada”, o que é apenas outro nome para Glutamato Monossódico (GMS).

Foi chocante de ver a quantidade de alimentos com que alimentamos os nossos filhos diariamente e que estão cheios desta substância.

Eles escondem o GMS atrás de vários nomes diferentes com o intuito de enganar aqueles que cuidadosamente lêem a lista de ingredientes, para que não se apercebem. (Outros nomes para GMS: “Accent”, “Aginomoto”, “Suavizante Natural de Carnes” etc.) Mas não para aí.

Quando a nossa família saía para comer, começamos a perguntar nos restaurantes que itens do menu tinham GMS. Empregados, e mesmo os gerentes, juravam que não tinham usado GMS. Mas quando perguntamos pela lista de ingredientes, que eles disponibilizaram, tivemos a certeza absoluta que o GMS e a Proteína Vegetal Hidrolisada estavam por todo o lado. Burguer King, Mcdonalds, Wendy’s, Taco Bell, todos os restaurantes, até os que não são de Fast Food como o TGIF, Chilis’, Applebees e o Denny usam GMS em abundância.

Kentucky Fried Chicken pareceu ser o PIOR transgressor: GMS estava em todos os pratos de frango, extras de salada e molhos. Não admira que eu gostasse de comer aquela cobertura da pele, a sua especiaria secreta era o GMS!

Então porque é que o GSM está em tantos alimentos que nós comemos?.. É um conservante ou uma vitamina? Segundo o meu amigo John, não. No livro que escreveu, uma exposição sobre a indústria de alimentos aditivos chamado “O Envenenamento Lento da América” ele disse que o GMS é adicionado à comida devido ao efeito viciante que tem no corpo humano http://www.spofamerica.com

Até a propaganda na internet patrocinada pelo grupo do lobby dos fabricantes de alimentos que apoiam o GMS em: http://www.msgfacts.com/facts/msgfact12.html explica que a razão pela qual eles o adicionam à comida é para fazerem as pessoas comerem mais.

Um estudo realizado a pessoas idosas mostrou que as pessoas comem mais da comida à qual esta substância é adicionada. O grupo do lobby da Associação de Glutamato diz que comer mais beneficia os mais idosos, mas o que faz aos que restam de nós? “Aposto que não consegues comer só um”, toma agora um significado completamente novo no que diz respeito ao GMS! E nós perguntámo-nos porque é que a nação está com peso a mais? Os próprios fabricantes de GMS admitem que vicia as pessoas aos seus produtos. Fazem com que as pessoas escolham os seus produtos em vez de outros, e fazem com que as pessoas comam mais disso do que comeriam se o GMS não fosse adicionado.

Não só está provado cientificamente que o GMS causa obesidade, como é uma substância viciante! Desde a sua introdução no abastecimento na comida Americana há cinquenta anos atrás, o GMS tem vindo a ser adicionado em maiores e maiores doses nas refeições pré-embaladas, sopas, snacks e fast foods que nos sentimos tentados a comer todos os dias. O FDA não colocou limites sobre as quantidades que podem ser adicionadas à comida. Eles alegam que é seguro comer em qualquer quantidade. Como é que eles podem alegar que isso é seguro quando há centenas de estudos científicos com títulos como este?!:

“O rato obeso de Glutamato Monossódico (GMS) como modelo para o estudo do exercício na obesidade.” Gobatto CA, Mello MA, Souza CT, Ribeiro A.Res Commun Mol Pathol Pharmacol. 2002.

“A Adrenalectomia anula a libertação da serotonina hipotalâmica induzida pelos alimentos tanto nos ratos normais como nos ratos Glutamato Monossódio – obesos.” Guimarães RB, Telles MM, Coelho VB, Mori C, Nascimento CM, Ribeiro Brain Res Bull. 2002 Agosto.

“Obesidade induzida por tratamento neonatal de glutamato monossódio em ratos espontaneamente interactivos: um modelo animal de múltiplos factores de risco.” Iwase M, Yamamoto M, Iino K, Ichikawa K, Shinohara N, Yoshinari Fujishima Hypertens Res. 1998 Mar.

“Lesão hipotalâmica induzida por injecção de glutamato monossódio em períodos de lactância e subsequente desenvolvimento de obesidade.”Tanaka K, Shimada M, Nakao K. Kusumoki Exp Neurol 1978 Out.

Sim, este último estudo não foi um erro de tipografia, FOI escrito em 1978. Tanto a “comunidade de investigação médica” como os “fabricantes de alimentos” sabem dos efeitos secundários durante décadas! Muitos mais estudos mencionados no livro do John Erb relacionam o GMS com a Diabetes, Enxaquecas e dores de cabeça, Autismo, ADHD e até a Alzheimer. Mas o que podemos fazer para que os fabricantes de alimentos deixem de por o “engordador” e viciante GMS nos nossos alimentos e deixem de causar a epidemia de obesidade que vemos agora?

Mesmo agora enquanto estamos a ler isto, G. W. Bush e as suas companhias partidárias estão a implementar um Documento no Congresso chamado “Responsabilidade Pessoal no Acto de Consumir Alimentos” também conhecido como “O Documento Cheeseburguer”, esta lei varredora proíbe qualquer pessoa de acusar os fabricantes, vendedores e distribuidores de alimentos. Ainda que eles propositadamente adicionem um químico viciante aos seus alimentos. Leia você mesmo sobre isto em: http://www.wnho.net/cheeseburger_bill.htm

O Documento já foi apressado através da Casa de Representantes, e já deve estar pronto para ser selado no Senado. É importante que Bush e as suas companhias partidárias tenham isto pronto antes que os média deixem toda a gente saber sobre o “GMS, a Nicotina intencional dos alimentos.”

Alguns meses atrás, John Erb levou o seu livro e as suas preocupações a um dos mais altos governadores oficiais para a saúde no Canadá. Enquanto estava sentado no escritório do Governador, o oficial disse-lhe “Claro que sei quão mau é o GMS, eu não tocaria nessa substância!”, mas este governante de topo recusou-se a contar publicamente o que sabia.

Os grandes dos média também não querem contar isto publicamente, receando problemas jurídicos com a sua publicidade. Parece que a descida da indústria da fast food pode magoar a sua margem de lucro. Os produtores de alimentos e restaurantes têm vindo a viciar-nos nos seus produtos desde há anos, e agora nós estamos a pagar o preço disso. As nossas crianças não devem ser amaldiçoadas com a obesidade causada por um aditivo de alimentos viciante.

Mas o que posso eu fazer sobre isso?…Sou só uma voz! O que é que eu posso fazer para parar com o envenenamento das nossas crianças, enquanto os nossos governos asseguram protecção financeira à indústria que nos está a envenenar!

Este e-mail está a sair agora para toda a gente que conheço na tentativa de lhes contar a verdade que as companhias (empresas) propriedades de políticos e os media não lhes contarão. A melhor maneira de se ajudarem e salvarem-se a si mesmos e aos seus filhos desta epidémica droga-induzida, é encaminhar esta mensagem para toda a gente. Com um pouco de sorte, circulará pelo globo antes que os políticos passem a legislação que protege aqueles que nos estão a envenenar. A indústria alimentar aprendeu muito com a indústria do tabaco. Imaginem se as grandes tabaqueiras tinham passado um documento como este antes de alguém soprar o apito sobre a nicotina.

Se você é um dos poucos que ainda pode acreditar que o GMS é bom para nós, e não acredita no que o John Erb esteve a dizer, veja por si mesmo. Procure na Biblioteca Nacional de Medicina*, em http://www.pubmed.com escreva as palavras “Obesidade GMS” e leia alguns dos 115 estudos médicos que aparecem.

*Este site é de língua Inglesa, daí a pesquisa só pode ser feita também em Inglês.

Nós o público, não queremos ser ratos numa experiência gigante e não aprovamos os alimentos que fazem de nós uma nação obesa, letárgica, carneiros viciados, alimentando a indústria alimentar de topo, enquanto esperamos pelo transplante de coração, pela imputação induzida pela diabetes, pela cegueira ou outras desordens que ameaçam a vida induzidas pela obesidade. Com a sua ajuda podemos por um fim a este veneno. Faça a sua parte enviando este e-mail ou distribuíndo isto depois de imprimido a todos os seus amigos por todo o mundo e parem este “Envenenamento Lento da Humanidade” pela indústria de alimentos embalados.

Soprar o apito para alertar sobre o GMS é da nossa responsabilidade, que a informação seja espalhada.”

-Raymond Roy Massry Nakash

Voltar ao Menu de Nutrição

32 Comentários Add your own

  • 1. Tacila  |  Agosto 24, 2007 às 10:51 am

    Beijos taci

    Responder
  • 2. SANDRA  |  Maio 9, 2008 às 6:26 pm

    NÃO DEIXEM DE DIVULGAR!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  • 3. SANDRA  |  Maio 9, 2008 às 6:54 pm

    ATENÇÃO

    Responder
  • 4. SIMONE  |  Maio 9, 2008 às 6:58 pm

    divulguem

    Responder
    • 5. jerci  |  Março 4, 2010 às 9:02 pm

      Uso muito o glutamato monossódico na minha alimentação, e estou estarrecida sabendo os males que este produto faz ao nosso corpo. De hoje em diante vou parar de usar. Obrigada, pelo documentário.

      Responder
  • 6. Berenice  |  Julho 27, 2008 às 2:14 am

    Parabens, vou divulgar, espero que todos façam isso.

    Responder
  • 7. Berenice  |  Julho 27, 2008 às 2:15 am

    Parabens, vou divulgar, espero que todos façam isso

    Responder
  • 8. Ademir  |  Agosto 7, 2008 às 4:49 pm

    COMEMTEM ISSO

    Responder
  • 9. martha  |  Outubro 23, 2008 às 11:03 pm

    fiquei super amedrontada, vou agoramesmo fazer uma varredura nas gavetas e deixar fora do meu cardápio esse veneno.

    Responder
  • 10. martha  |  Outubro 25, 2008 às 2:14 am

    esse produto é realmente assustador, estamos nos matando ao pouco e só vamos dar conta disso quando começar a dar algum tipo de problema no nosso organismo

    Responder
  • 11. johnny  |  Dezembro 30, 2008 às 2:12 am

    e8sDEE Thanks for good post

    Responder
  • 12. dorival  |  Abril 15, 2009 às 12:07 am

    glutamato monossodico

    Responder
  • 13. dorival  |  Abril 15, 2009 às 12:08 am

    nao deixem de divulgar

    Responder
  • 14. Esther  |  Julho 25, 2009 às 2:24 am

    Parabéns pela iniciativa de traduzir e postar esta matéria. Também vou divulgar.
    Abs,
    Esther

    Responder
  • 15. barbara cristina  |  Novembro 19, 2009 às 4:17 pm

    parabéns voce falou tudo que tinha que far . adorei a sua divulgarçao beijos

    Responder
  • 16. barbara cristina  |  Novembro 19, 2009 às 4:18 pm

    adorei a sua divulgaçao parabens espero que vc desculbra varias coisas com o seu taleno kisses

    Responder
  • 17. barbara cristina  |  Novembro 19, 2009 às 4:20 pm

    adorei a sua divulgaçao parabens espero que vc desculbra varias coisas com o seu talento kisses

    Responder
  • 18. Lúcia  |  Agosto 31, 2010 às 4:41 pm

    CUIDADO C?SUA ALIMENTAÇÂO

    Responder
  • 19. marli  |  Setembro 2, 2010 às 2:53 pm

    adorei!!!!

    Responder
  • 20. Michele C Nadai  |  Setembro 10, 2010 às 12:38 am

    Precisamos divulgar o mal que esse veneno causa em nosso organismo, é mais que urgente!!!!
    Adorei sua materiaaaaaaaa

    Responder
  • 21. marilia conforti  |  Fevereiro 7, 2011 às 10:36 pm

    O MSG EH UM CRIME PARA A HUMANIDADE.
    MOREI DURANTE 15 ANOS NOS ESTADOS UNIDOS E SOFRIA DE ENXAQUECAS BARBARAS, HORROROSAS. UM DIA ENCONTREI UM ANJO NUM AVIAO, UMA AMERICANA QUE ME CONTOU COMO ELA TINHA CURADO A ENXAQUECA, OU SEJA, DEPOIS QUE PAROU DE CONSUMIR MSG. ME ACONSELHOU A LER TODOS OS ROTULOS DE TEMPEROS, COMIDAS, ETC. E DEPOIS DISSO DEIXEI DE CONSUMIR A SUBSTANCIA CRIMINOSA E NUNCA, NUNCA, NUNCA MAIS TIVE UMA DOR DE CABECA SIQUER. ENXAQUECA NEM PENSAR.
    JOGUEI TODOS OS TEMPEROS FORA E SEMPRE LEIO OS ROTULOS DOS PRODUTOS E PROCURO FUGIR DO MSG.
    INCLUSIVE SOU UMA PESSOA QUE COME MUITO POUCO FORA E DESCONFIO DE TODOS OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS E TEMPEROS.
    OUTRO DIA VI NUM DOCUMENTARIO NA TV UM MENINO CHORANDO DE ENXAQUECA E PENSEI: A MAE DEVE ESTAR BOTANDO TODO ESSE TEMPERO INDECENTE NO FEIJAO….
    UM OUTRO PROBLEMA: DEPOIS DESSES ANOS QUE MOREI NOS ESTADOS UNIDOS NUNCA MAIS CONSEGUI EMAGRECER, DEVIDO A ALIMENTACAO INDECENTE UTILIZADA NAQUELE PAIS.

    BOM, FICA AQUI MEU ALERTA.

    Responder
  • 22. Thiago  |  Março 23, 2011 às 2:08 am

    Gente, muito cuidado a interpretar resultados de artigos.
    O pubmed é ótimo para nós cientistas, porém se usado errado pode alarmar qualquer um.
    O glutamato é realmente viciante, porém nao aumenta quantidade nenhuma de insulina no corpo. Só a glicose faz isso, ou seja, só AÇÚCAR e nada mais.
    Com relação a dor de cabeça, realmente é verdade pois o glutamato é um estimulante e age no sistema nervoso central aumentando a atividade de neuronios, o que causa um estresse nesse sistema.

    Responder
  • 23. Nicole  |  Junho 17, 2011 às 11:44 pm

    Nova Ordem Mundial..Codex Alimentarius.. Dieta do palhaço…
    Eles querem que fiquemos doentes e que morramos..o principe Albert de mônaco disse: ” Comam malditos comedores”..Existe uma conspiração para nos matar lentamente…e cada dia mais imediatamente, temos que acordar dessa matriz!

    Responder
  • 24. MARIA G  |  Junho 18, 2011 às 5:46 pm

    Una muy útil información que debe ser difundida , desgracidamente nuestras autoridades
    de salud, no están preocupadas por concientizar a la población acerca de la morvilidad ocasionada por nuestra ingesta del glutamato monosódico. Ahora estan con campañas contra
    la obesidad ,pues este problema de salud esta ocasionando grandes derroches monetarios en solucionar los problemas de salud , Pero el primer paso es mejorar la educación para la población y que dejen nuestros gobiernos de intimidarse por la presion que la induestria alimentaria , ejerce sobre ellos Y OBLIGUEN A ESTOS A NO UTILIZAR ESTE ADITIVO.
    Hay que atacar el problema de raíz ,
    Felicito a Raymond Massry N..por su sensibilidad y atinado artículo .

    Responder
  • 25. Roseli Moreira  |  Novembro 17, 2011 às 8:33 am

    Nosso inimigo da saude, leiam!!

    Responder
  • 26. maria eduarda oliveira malucelli  |  Outubro 10, 2012 às 2:23 pm

    nao entendi nao era pra explicar ascoisas melhor poxa eu so tenho 10 anos

    Responder
  • 27. maria eunice  |  Outubro 19, 2012 às 11:37 pm

    aqui está uma pesquisa idônea – me parece- desmisificando este artigo bastante alarmista. Vamos ter espírito crítico e não acreditar em tudo que se lê, mesmo que hajam boas intenções. Eu sou a favor de alimentação natural, orgânica e fiquei asssutada com o que eu li. http://www.unicamp.br/unicamp/ju/535/livro-revela-aspectos-do-glutamato-monossodico

    Responder
  • 28. Daniel  |  Outubro 24, 2012 às 7:27 pm

    Claro que é preciso fazer uma investigação cuidadosa e saber averiguar em que acreditar, mas tal como no caso dos OGM’s e das vacinas, existem montes de publicações sobre a segurança das mesmas, mas não significa que essas sejam de facto seguras. A verdade é que ninguém quer que as pessoas sejam saudáveis, a industria farmaceutica é muito poderosa e muito lucrativa, onde é que iam buscar os biliões que ganham se todos vivessemos plenos de saúde, é preciso vender sempre cada vez mais drogas e fazer cada vez mais operações e venenos como este estão lá disfarçados seja do que for para continuar a assegurar essa vontade. Este link está em Inglês: http://www.youtube.com/watch?v=6WQtRI7A064, basicamente mostra o Sr. Bill Gates a dizer que se o trabalho feito com a educação e com os serviços de saúde forem excelentes que se conseguirá reduzir a população mundial por 15% em pouquissimo tempo (se o trabalho feito com a saúde e educação forem excelentes = diminuir a população, entendam isso!), e desde à alguns anos que o mesmo anda a gastar milhões para levar as suas vacinas para o maior numero de pessoas possivel. Porque esse é outro problema para os donos do dinheiro, pessoas a mais no mundo, o planeta torna-se insustentável e é preciso matar muita gente, os poderosos deste mundo só veêm dinheiro, tudo são interesses económicos, portanto; vacinas, OGM’s, televisão (manipulação dos dados e orientação de temas feita pelos meios de comunicação principais), flúor, GMS, Chemtrails (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IXpxtkc09bs&noredirect=1) são todos formas de controlar e enfraquecer e inclusivamente matar pessoas comuns que para os donos do mundo são apenas casualidades de interesses muito maiores. Quem não tem noção disto não tem noção do mundo.

    Cumprimentos.
    Daniel

    Responder
  • 29. maria eunice  |  Outubro 24, 2012 às 8:13 pm

    Gente do céu o proprio You Tube comenta: em inglês: Do próprio YT:
    The maker of this video completely misunderstood what Bill was saying. What he is saying is very simple: people in third world countries tend to have a lot of children, because they know that the children might not live to adulthood because of diseases. Vaccines prevent diseases. THEREFORE, vaccines will decrease the pressure people have in third world countries to have as many loss as possible. He’s NOT saying vaccines are going to wipe any population out, like the title of this video implies.

    Agora, por favor não traduzam errado, também. Nóia tem limite.

    Responder
  • 30. Daniel  |  Outubro 26, 2012 às 4:01 pm

    Cada um está livre de acreditar no que quer e eu não sensuro, acho engraçado até que hajam pessoas que ainda considerem que os que ocupam o topo da piramide tenham qualquer pedacinho de integridade moral ou até mesmo qualquer consideração sobre o comum mortal. Vejam um filme recente e excelente exemplo do que essas pessoas pretendem para o futuro da humanidade (se assim se pode chamar): Jogos Vorazes (The Hunger Games) – http://www.youtube.com/watch?v=6S2pY7npDQM

    Responder
  • 31. Nancy Maria Nascimento de Miranda  |  Outubro 20, 2013 às 11:34 pm

    gostei muito da matéria sobre esse maldito GMS, de hoje em diante vou observar e não vou comer nem comprar nada com este produto, e vou espalhar sobre essa matéria.

    Responder
  • 32. azenate  |  Abril 23, 2014 às 3:07 pm

    nossa legal saber disso por isso,que eu sou viciada em salgadinhos desde os 6 anos de idade como ja estou com 26 resolvi pesquisar sobre isso muito interessante a materia obg.

    Responder

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: